O estilo de liderança das equipas é um factor decisivo no que toca à retenção de talentos nas empresas.
Segundo a Corporate Leadership Council, colaboradores altamente envolvidos com o trabalho e com a organização têm uma probabilidade 87% menor de abandonar a empresa para a qual trabalham, em comparação com os colaboradores menos envolvidos.
Por isso, o papel do líder de equipa é cada vez mais importante para os resultados e uma boa comunicação é factor chave para a motivação e envolvimento de todos os elementos.
Gestor de equipa vs Líder
Apesar de ambos os conceitos dizerem respeito a uma pessoa com responsabilidades de gestão de equipas, existem muitas diferenças entre um gestor e um líder.
Enquanto que um gestor se posiciona acima da sua equipa, numa posição de comando, mais rígida e intolerante ao erro, um líder está ao lado da sua equipa, sempre pronto para colaborar e para ajudar a superar os seus obstáculos.
Ambas as personalidades se encontram em níveis hierárquicos superiores, mas a diferença está em como gerem a sua equipa como um todo, e os elementos que a compõem individualmente.
Sentir a necessidade de distanciamento, de mostrar superioridade e poder são características de um gestor ou chefe, enquanto que um líder mostra mais preocupação em criar uma relação de proximidade com cada elemento da sua equipa, de forma a poder contribuir positivamente para a vida de cada um dentro e fora da organização.
Enquanto que a maior preocupação de um chefe são os objectivos e resultados, um líder procura acompanhar mais a sua equipa em todas as etapas, ajudar a ultrapassar os desafios, contribuir para a motivação e para o alcance dos objectivos individuais, que levam ao alcance dos objectivos da equipa como um todo.
Imagem: Líder a ajudar um elemento da sua equipa. Fonte: CoWomen no Unsplash
A preocupação de um líder em conhecer bem a sua equipa, apoiar em todas as circunstâncias profissionais e pessoais, sempre que possível, traz respeito e envolvimento de todos os elementos.
Uma chefe tem um estilo de liderança autoritário, não é tolerante ao erro, tem uma posição mais rígida e inflexível de comando e exigência. Por estas razões é uma pessoa que, na maioria dos casos, é temida pelos elementos da sua equipa, o que cria um ambiente de trabalho mais tenso e com menos abertura.
Um líder sabe que errar é humano, que faz parte do processo de desenvolvimento da equipa e, acima de tudo, tem sempre presente a consciência de que a sua equipa é formada por pessoas, todas elas diferentes, com características diferentes, necessidades diferentes e vidas pessoais diferentes.
Um líder tem a consciência de que a vida pessoal de cada um influencia muito a qualidade do trabalho de cada elemento e, em última instância, a performance da equipa como um todo, por isso, tem a preocupação de compreender como é que cada elemento se sente.
Imagem: Reunião individual. Fonte: Amy Hirschi no Unsplash
Bom trabalho!
FULL FILL
A FULL FILL desenvolve soluções que contribuem para um melhor funcionamento e bem-estar da humanidade. Fale connosco.