O que é a liderança consciente?

Quando falamos em Liderança Consciente, estamos a falar de uma Liderança profundamente humana, cujo centro de acção é o crescimento e florescimento do ser humano, inspirando-o a ser e agir cada vez mais de forma autêntica e alinhada com o propósito de vida e valores.

Estamos a falar de uma gestão consciente de pessoas e equipas, baseada na inspiração que incute vitalidade, bem-estar, motivação, realização e propósito de vida.

O conceito e conteúdos de Liderança e de Inteligência Espiritual são de autoria de Yosi Amram, PhD, Intelligensi.com.

Abraham Zaleznik

Professor Harvard Business School

“ O que eleva os líderes sobre os gestores é a sua capacidade de inspirar os que os rodeiam.”

Líderes inspirados

As palavras inspirar e espírito partilham a mesma raiz do latim: spiritus, que significa o “sopro da vida”. In-spirar literalmente significa respirar vida em algo. Enquanto respiram esta vitalidade para aqueles que os rodeiam, os Líderes Inspirados também trazem paixão, propósito e coesão às suas organizações.

As suas equipas estão mais apaixonadas e empenhadas, trabalham mais e em prole de um propósito partilhado, têm menor rotatividade, expressam maior espírito de equipa e têm maior motivação.

E enquanto líderes de todos os tipos apreciam cada vez mais o valor de se tornarem inspiradores, não é tão fácil como parece. Concentrarmo-nos em como inspirar os outros antes de nos inspirarmos é como colocar a carroça à frente do cavalo confundindo o efeito e a causa.

Para inspirar os outros, em primeiro lugar, precisamos de nos inspirar a nós mesmos – a causa. Só quando a nossa própria faísca é inflamada e a nossa chama brilha intensamente poderemos acender uma chama ressonante nos outros, inspirá-los – o efeito.

Quando se inspira, o seu sentido apaixonado de missão, visão e propósito torna a sua causa irresistível para os outros se juntarem, formando uma comunidade apaixonada e empenhada, totalmente comprometida com a sua causa.

E a inspiração deles vai alimentar ainda mais a sua. Mas tudo começa a partir de dentro, encontrando a fonte e o poder da sua própria inspiração.

As sete dimensões da Liderança

Tudo começa por se tornar um Líder Inspirado.

1. Mobilizar Sentido através de um propósito
2. Interagir com Graça
3. Ser Direccionado pelo Interior
4. Orientar para e motivar com a Verdade
5. Estar com Presença Autêntica
6. Cultivar Comunidade
7. Conectar com Sabedoria Interior

Ao desenvolver estas dimensões, os líderes tornam-se conscientes e inspiradores, criando uma comunidade fortemente envolvida, alinhada e voltada para a missão. Além disso, estes líderes tornam-se mais confiantes, mobilizando um sentido e uma satisfação mais profunda nas suas vidas e nas suas equipas.

Benefícios e Validação científica

Quando as empresas investem em capacitar os seus gestores e colaboradores a serem líderes mais conscientes, estão a abrir portas para um leque de vantagens que, consequentemente, se irão traduzir em produtividade e resultados. Os resultados validados pela pesquisa de doutoramento de Yosi Amram, PhD, mostram que os Líderes Inspirados são mais eficazes: lideram equipas mais empenhadas, trabalham mais, têm menos saídas de colaboradores e apresentam uma motivação mais elevada.

Pesquisas adicionais de outros investigadores mostraram que os Líderes Inspirados têm uma maior satisfação de vida e emprego, melhoria da saúde mental5, maior trabalho individual e desempenho organizacional, e até produzem melhores resultados financeiros para as suas organizações.

  1. Amram, Yosi (2009). The Contribution of Emotional and Spiritual Intelligences to Effective Business Leadership (PDF). Doctoral dissertation, Institute of Transpersonal Psychology, Palo Alto, CA.
  2. Amram, Y., Luskin, F., Posner, B., & Shapiro, S (2010). The Contribution of Emotional and Spiritual Intelligence To Explaining Leadership (PDF). ITP, Stanford, & Santa Clara University Working Paper, Palo Alto, CA.
  3. Yahyazadeh-Jeloudar, S., & Lotfi-Goodarzi, F. (2012). What is the Relationship Between Spiritual Intelligence and Job Satisfaction Among MA and BA Teachers? by. International Journal of Business and Social Science, 3(8).
  4. Koražija, M., Žižek, S. Š., & Mumel, D. (2016). The Relationship Between Spiritual Intelligence and Work Satisfaction Among Leaders and Employees. Our economy, 62(2), 51-60.
  5. Pant, N. & Srivastava, S. K. (2019). The Impact of Spiritual Intelligence, Gender and Educational Background on Mental Health Among College Students. Journal of Religion & Health (58), 87-108.
  6. Rani, A. A., Abidin, I., & Hamid, M. R. (2013). The impact of spiritual intelligence on work performance: Case studies in government hospitals of east coast of Malaysia by. The Macrotheme Review, 2(3), 46-59.
  7. Malik, M. S., & Tariq, S. (2016). Impact of spiritual intelligence on organizational performance. International Review of Management and Marketing, 6(2), 289-297.
  8. Ayranci, E. (2011). Effects of top Turkish managers’ emotional and spiritual intelligences on their organizational financial performance. Business Intelligence Journal, 4(1), 9-36.

TESTEMUNHOS

Maria José V.

“Sinto-me mais "rica" em termos de "ferramentas" para resolver situações profissionais e pessoais. Ser líder é conhecer-se e dominar-se pela ajuda aos outros.”

Tiago S.

“Esta formação contribuiu de forma relevante para o crescimento pessoal e profissional. Além da consciencialização ajudou a tornar-me numa melhor pessoa. A forma como aprendi a lidar com as situações do dia-a-dia. A tranquilidade que permite alcançar. O desbloqueio dos problemas surge.”

Maria Hermínia P.

“Permite a consciencialização do nosso Ser, permite-nos encarrar o dia-a-dia de forma mais tranquila e dá-nos ferramentas para uma vida mais calma e em tranquilidade. Tudo foi importante mas além da realidade da formação, os exercícios permitiram-me por em prática o conteúdo.”

Paulo M.

“Esta formação tornou-me uma melhor pessoa, um melhor profissional, um melhor colega, um melhor pai e um melhor Ser Humano.”

Será que esta formação é para si?

Quer trabalhe em equipa ou individualmente, aprofundar a Liderança Consciente e desenvolver as suas competências permite, a qualquer pessoa, traçar o rumo que quer para a sua vida! É trabalhar em si, desenvolver novas competências, ser o seu próprio líder e construir hábitos de sucesso.

Esta formação vai melhorar as suas competências de se relacionar e trabalhar com outras pessoas! Aprofundar as competências da Liderança Consciente vai torná-lo mais consciente de si e, consequentemente, dos outros.

Esta formação capacita pessoas que gerem equipas a serem líderes mais conscientes. Aprofundar as competências da Liderança Consciente vai torná-lo mais consciente de si e, consequentemente, dos outros. Vai melhorar os relacionamentos com a sua equipa, capacitar para a gestão de conflito e muito mais!

Quer aumentar a sua
Liderança Consciente?

FALE CONNOSCO