Nesta manhã enquanto se arranjava e fazia o caminho até o seu trabalho, lembra-se qual era a conversa que ia a ter consigo mesmo?
Lembra-se da voz que estava na sua cabeça e argumentava sobre o assunto, sempre com muitos palpites para dar?
Apresentamos-lhe o seu Ego!
O que é o Ego?
Quando falamos de Ego na Inteligência Espiritual, não nos estamos a referir ao conceito de Ego de Freud, mas sim àquele que é utilizado pelas tradições de sabedoria, ou tradições espirituais.
O Ego representa a imagem que criamos de nós próprios no nosso processo de individualização, imagem essa que raramente corresponde àquilo que nós somos na realidade. Diz respeito a uma parte do ser humano que nos ajuda a satisfazer as nossas necessidades humanas básicas, tanto físicas como emocionais.
E por ter esta postura tão típica de eu versus alguém, que por vezes até pode ser eu versus o mundo todo, é comum utilizamos como sinónimos de Ego: Eu-Isolado, Eu-Separado, Eu-Inferior, entre outros termos.
Apesar disto, o Ego tem um papel muito importante para a nossa segurança, por isso devemos reconhecê-lo, identificar se está saudável ou magoado com algo e saber dar a quantidade de atenção certa, de forma a que as nossas acções não sejam influenciadas de forma negativa.
O Ego, dependendo do seu estado e da forma como foi tratado ao longo do tempo pode ter muitas vozes diferentes, como por exemplo, a voz de vítima, a voz autocrítica, a voz arrogante, entre outras, e cada uma delas influência as nossas acções de uma forma distinta.
Agora, apresentamos-lhe o seu Eu-Superior
Tal como o Ego faz parte de nós, o Eu-Superior também tem um papel muito importante na nossa vida.
Contrariamente ao Ego, o Eu-Superior fala muito baixinho, passando muitas vezes despercebido, devido ao barulho que o Ego faz quando apresenta os seus argumentos.
A sua voz é aquilo que chamamos de intuição e que precisamos de silêncio e treino para estarmos preparados para o conseguir ouvir.
Quer saber mais sobre o conceito de Ego e Eu-Superior?
Assista ao 4º episódio da Série de Inteligência Espiritual e conheça melhor a relação entre estes conceitos, a influência que têm no seu dia a dia e como pode tirar o máximo partido destes conceitos tão importantes para o seu bem-estar e segurança.
Vídeo: Ego Vs Eu-Superior – Inteligência Espiritual Ep.3. Fonte: FULL FILL TV
Depois de conhecer melhor estes conceitos, com certeza que vai ficar mais consciente do seu Ego e do seu Eu-Superior e da forma como estes influenciam as suas atitudes e comportamentos no dia a dia.
Já sabe, dê atenção ao seu Eu-Superior e trabalhe a sua intuição todos os dias! Com o tempo será capaz de identificar os seus momentos de Ego e optar pelas decisões mais acertadas.
Quer saber mais sobre Inteligência Espiritual? Leia o artigo de blog “O que é e para que serve a Inteligência Espiritual?”
Foto: Casey Horner no Unsplash
FULL FILL
A FULL FILL desenvolve soluções que contribuem para um melhor funcionamento e bem-estar da humanidade. Fale connosco.